Informativos

Drogas na adolescência: temores e reações dos pais

A adolescência é uma fase de desenvolvimento integral na qual ocorrem inúmeras modificações no organismo e, em especial, no sistema nervoso central (SNC).

Todas essas transformações ocorrem entre a transição da infância para a vida adulta, quando os jovens deverão enfrentar diversos desafios do desenvolvimento, tais como:

• Criar suas próprias identidades, seus valores e relacionamentos
• Separar-se de seus pais e familiares, assim como
• Assumir as responsabilidades e os papéis de adultos.

Além disso, serão confrontados com decisões relacionadas à moral social, aos valores religiosos e aos tabus e expectativas familiares, culturais e sociais.

Nesse processo, o fenômeno das drogas surge como mais um elemento complexo que pode ter forte impacto em múltiplas dimensões da vida, seduzindo o adolescente com seus disfarces de transgressões, obtenção de prazer, alivio da angustia e suposta abertura para novas realidades.

Estudos científicos mostram que é comum a experimentação de drogas na adolescência. Um elevado número de jovens utiliza substancias psicoativas em algum momento o uso será habitual e perigoso.

A forma como as drogas são tratadas pela mídia causa muitas dúvidas e temores nas famílias, aumentando, por vezes, suas preocupações e preconceitos.

O uso de drogas na adolescência é um tema que preocupa famílias, educadores e profissionais da saúde.

Os levantamentos nacionais realizados pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), entre estudantes brasileiros, mostraram que houve crescimento significativo tanto do uso frequente quanto do uso pesado de álcool. A precocidade do início do uso de álcool e outras drogas também tem sido alvo de preocupação.

Vários estudos indicam que crianças e adolescentes estão se envolvendo cada vez mais cedo com álcool e outras drogas.

Alguns dos fatores fortemente associados ao uso de drogas por Adolescentes são:

• A facilidade de obtenção
• A disponibilidade
• A presença de conflitos familiares
• O consumo de drogas pelos amigos

Ter amigos que fazem uso de drogas é a condição principal para ocorrer a experimentação inicial, ter amigos que usam ou toleram o uso de drogas é um forte indicador do uso de drogas por adolescentes).

Em contrapartida, a desaprovação do uso de drogas pelos colegas e pelos familiares é considerada um fator protetor ao uso de drogas.