Tratamento do Tabagismo

O tabagismo é uma doença complexa e multifatorial que envolve diversos aspectos e, portanto, seu tratamento e sua abordagem devem seguir a mesma linha.

Ajudar a parar de fumar é a medida mais importante para a melhora da saúde do indivíduo.

A nicotina é rapidamente absorvida da fumaça do tabaco pelos pulmões. A dependência do tabaco acarreta perda de 10 anos de vida, em média, e deixar de fumar nas idades de 30, 40, 50 e 60 anos reduz essa perda em 10, 9 e 3 anos, respectivamente, ou seja, em qualquer idade é importante deixar de fumar, e quanto mais cedo, melhor.

O apoio de profissionais da saúde é fundamental, já que apenas 33% das pessoas que deixam de fumar sozinhas permanecem abstinentes por período superior a 2 dias, e menos de 5% mantêm-se abstinentes por mais de 1 ano.

A nicotina é uma “droga de transição” para o uso de outras substâncias, ela é a primeira substância usada por uma grande maioria de usuários de álcool e drogas.

Crianças e adolescentes

O cigarro possui poderosas propriedades aditivas. Aproximadamente de um terço à metade de todas as crianças e adolescentes que fumam cigarro caminham para tornar-se usuários habituais

O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, visto que 90% dos fumantes consumiram o primeiro cigarro antes dos 21 anos. A experimentação nessa faixa etária ocorre por diversas razões, incluindo:

• A influência dos colegas e dos parentes fumantes;
• Curiosidade;
• Marketing da indústria focado nos jovens;
• Propagandas e filmes;
• Contestação de valores e
• Facilidade de acesso.

A dependência de nicotina é rapidamente estabelecida ainda na adolescência. Jovens em geral subestimam os malefícios do tabaco e são mais propensos a acreditar que podem deixar de fumar a qualquer hora, porém apenas 4% dos fumantes em idades entre 12 e 19 anos alcançam a abstinência.

Ainda que os adolescentes pensem em parar de fumar e o tratamento aumente as chances de sucesso poucos de fato buscam apoio, o que indica a necessidade de intervenção da família para buscar um tratamento médico específico para o tabagismo.

Tratamento do Tabagismo

O tratamento do tabagismo pode provocar efeitos muito benéficos sobre a saúde.

Efeitos a curto prazo (dentro de um mês) incluem: uma redução significativa de sintomas respiratórios e infecções tais como gripe, pneumonia e bronquite.

O risco de morte por doença no coração é reduzido em 1 ano e continua a diminuir com o tempo.

Após 10 a 15 anos de abstinência, a taxa de mortalidade equipara-se à de uma pessoa que nunca fumou.

As doenças associadas ao vício, tais como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o câncer de pulmão são consideradas como as mais incidentes em tabagistas e causam graves danos à saúde, sendo o abandono do vício a melhor forma de preveni-las.

Porém, o grande obstáculo é o combate à dependência da nicotina uma das substâncias contidas no cigarro.

Sendo assim, a farmacoterapia foi introduzida no tratamento antitabagismo como apoio aos que desejam parar de fumar, pois apresenta medicamentos que auxiliam a retirada física e psíquica desta substância.

Programa de Tratamento do Tabagismo

Com a proposta de manter o ambiente hospitalar 100% livre de tabaco, o Programa de Tratamento do tabagismo está inserido no Programa Terapêutico da Clínica, mas com abrangência para toda a comunidade do Hospital: pacientes, familiares, colaboradores e funcionários.

O Programa oferece tratamento para o tabagismo utilizando-se diversas abordagens, de acordo com a condição do paciente, o nível de dependência, motivação e condições de tratamento, disponibilizando as seguintes ações terapêuticas:

a. PSICOEDUCAÇÃO
b. GRUPOS MOTIVACIONAIS
c. GRUPOS DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA
d. FARMACOTERAPIA ESPECÍFICA
e. TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE NICOTINA

METODOLOGIA TRATAMENTO PACIENTE INTERNADO CLÍNICA FIORI

O paciente tabagista é orientado sobre o Programa de Tratamento do Tabagismo no primeiro dia de internação.

Já no primeiro dia é submetido a uma consulta médica para avaliar suas condições clínicas e possíveis comorbidades que possam estar presentes.

De acordo com esta avaliação, o paciente inicia imediatamente o tratamento, com o uso de medicação específica e/ou a terapia de reposição de nicotina – adesivo.

Durante a internação, o paciente é acompanhado na evolução do tratamento anti-tabaco através de:

a) Atendimento motivacional com os diversos terapeutas na Unidade.
b) Grupo Motivacional específico para o tabagismo, semanal.
c) Suporte médico.
d) Suporte psicológico.
e) Ambiente hospitalar com um cenário apropriado para manter a abstinência

No entanto, é indispensável a continuidade do tratamento em regime ambulatorial após a alta hospitalar para a prevenção de recaídas.